Projeto “Rodas e Rimas” promove encontros mensais para valorizar o Rap e fortalecer a cultura periférica no Rio
- 19 de set.
- 2 min de leitura
Primeira edição acontece neste sábado, 20 de setembro, no espaço cultural Mangue com debates, análises e a participação especial do rapper Tarcis

O espaço cultural Mangue, localizado na Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro, receberá a partir deste mês o projeto “Rodas e Rimas”, uma iniciativa que promove encontros mensais reunindo artistas, agentes culturais do Rap carioca, membros da comunidade local e participantes de diferentes regiões da cidade.
Com a proposta de reconhecer o MC como poeta, o projeto parte do entendimento de que a escrita é elemento essencial do gênero. Cada encontro será organizado em torno de um tema central — como raça, classe, gênero, território ou sexualidade — e terá como ponto de partida a análise coletiva das letras de um(a) MC convidado(a). A metodologia inclui leitura, interpretação e debate, criando um espaço de diálogo em que diferentes perspectivas se cruzam, se confrontam e se complementam.
O primeiro encontro terá como destaque o rapper e produtor Tarcis, que apresentará seu mais recente álbum, Do Subúrbio à Central. A obra servirá de base para reflexões sobre direito ao território, acesso à cultura e as desigualdades sociais enfrentadas pelas periferias do Rio de Janeiro.

Trazendo uma conexão com o sol, verão e calor, Rachel abre a temporada do projeto num dos lugares mais emblemáticos da estação no país, com canções próprias, como seu último e aclamado álbum “Divina Casca” e covers de artistas que a inspiram.
“Estou muito feliz em trazer de volta esse projeto tão especial para mim e para o público da cidade. É um show totalmente pensado para o Verão, com os hits que todo mundo ama, novidades do meu novo disco e releituras de músicas que me inspiram. Em breve vamos anunciar convidados especiais que, tenho certeza, vão fazer todo mundo cantar junto”, afirma.
O Rio de Janeiro é um estado rico em cultura, mas essa cultura ainda é muito centralizada na Zona Sul, enquanto o que acontece em outros lugares, como a Zona Norte, a Baixada e a Zona Oeste, acaba sendo invisibilizado. O Rodas e Rimas quer impactar justamente por ser um polo na Zona Norte que se propõe a ser esse espaço de troca, um projeto que movimenta a produção cultural como um todo na região”, afirma João Victor Lima, fotógrafo, comunicador popular e um dos idealizadores da iniciativa.
Mais do que um gênero musical, o Rap se afirma como ferramenta educativa, de narrativa, identidade e resistência. Ao aproximar artistas, público e comunidade, o Rodas e Rimas busca democratizar o acesso à arte, estimular o protagonismo e promover a inclusão social, fortalecendo a produção cultural independente e preservando a memória da cultura popular urbana.
Serviço:
📍 Local: Mangue | Avenida Nossa Senhora da Penha, 205
📅Data: 20 de setembro de 2025 (sábado)
⏰Horário: das 14h às 18:00
🎟️Entrada: Gratuita
🔗Mais informações: rodaserimas • Instagram photos and videos



Comentários